Menu Buscar

Receita de molho pesto

Quando eu fui pra Itália tinha uma coisa que eu não podia deixar de trazer na mala de jeito nenhum: pinoli, pra fazer molho pesto.

Pinoli são parentes distantes do nosso pinhão, só que bem menores e mais durinhos, mais parecido com uma castanha. São muito comuns na Europa, principalmente na culinária italiana e libanesa. Aqui no Brasil custam os olhos da cara, mas na Itália foi super baratinho, um valor equivalente ao que a gente paga pela nossa castanha-de-cajú por aqui.

Um potinho de molho pesto sobre uma tábua de madeira. Ao lado dele, um galho de manjericão e uma colher branca.

Não tem pinoli? Não vai deixar de fazer a receita por isso, tá? Dá pra substituir por castanha-do-pará, castanha-de-cajú, amendoim ou até nem usar nenhum tipo de castanha (honestamente, meu jeito prefeito de fazer molho pesto). Só o que não dá é pra substituir o manjericão fresco pela erva seca, de saquinho – fica horrível!

Molho Pesto

Do livro Italia in Cucina

Ingredientes

Modo de Preparo

Torre o pinoli no forno. No processador bata o manjericão (usei uma mistura de manjericão roxo e comum, peguei tudo o que eu tinha na horta), o alho, o pinoli, o queijo parmesão e o sal. Vá acrescentando azeite aos poucos, sem parar de bater até formar uma pasta.

Mantenha o molho na geladeira. Se ele estiver muito firme na hora de consumir, acrescente um pouco mais de azeite e mexa bem até voltar à textura de um patê.

O jeito mais tradicional de consumir esse molho é no macarrão ao molho pesto, mas vai por mim, ele fica tão incrível que você vai querer passar molho pesto em tudo o que for comer daqui pra frente!